HOME Salê News

Salê News

Aqui estão as últimas notícias e novidades sobre o que acontece na Escola São Domingos Sávio, Congregação Salesiana e na educação.
“Escola que acolhe, pátio onde se faz amigos: espaço que se educa para a fé.” (São João Bosco)
Grupo de Pastoral Juvenil da Escola Salesiana São Domingos Sávio

Pastoral é ação da comunidade eclesial que torna presente Jesus Cristo e a sua realidade de salvação como desenvolvimento pessoal e humano. Vive duas realidades: Jesus Cristo como referência e a realidade social e cultural do grupo humano envolvido. Não existe trabalho, projeto, presença, serviço salesiano sem a Pastoral Juvenil Salesiana, que enriquece a ação citada acima com o dom do carisma salesiano, herdada por Dom Bosco, nosso Pai, Mestre e fundador, cuja opção são os jovens. A Pastoral Juvenil Salesiana do Instituto São José quer ser atuante na missão salesiana segundo a Espiritualidade Juvenil Salesiana e o Sistema Preventivo de Dom Bosco. O Sistema Preventivo é um conjunto de práticas e princípios deixados por Dom Bosco e aplicado nos cinco continentes. Baseia-se em três pilares: razão, religião e amorevolezza.

Razão: o jovem se educa e se evangeliza a partir desta ação preventiva educativa, de acordo com a realidade de cada um. Todos os jovens podem participar através do seu espírito crítico, seu protagonismo e diálogo.

Religião: o Evangelho é o que fundamenta e dá sentido às práticas salesianas.

Amorevolezza: na atitude do amor, da acolhida, da bondade, da fraternidade, na casa que acolhe, na afeição e acima de tudo na alegria. Além da presença de Nossa Senhora Auxiliadora, “foi ela quem tudo fez”. (Dom Bosco)

A missão dos salesianos é “formar bons cristãos e honestos cidadãos” (ideais de Dom Bosco) e segue alguns elementos pastorais que a qualificam segundo o Quadro de Referência da Pastoral Juvenil Salesiana (Dicastério da Pastoral Juvenil Salesiana, ano 2014):

Opção determinante: os jovens, sobretudo, os mais pobres.

Uma ação missionária “educar evangelizando e evangelizar educando".

Experiência comunitária.

Estilo específico – a animação.

Pastoral Orgânica – unidade na diversidade.

Presença significativa na Igreja e no mundo.

OBJETIVO GERAL

Intervir efetiva e eficazmente na vida do educando e de toda comunidade educativa (Direção, Coordenadores, Professores, Colaboradores...), promovendo a Escola em evangelização, que se caracteriza pelas escolhas e projetos que levam ao desenvolvimento integral do jovem, pela vivência da Espiritualidade Juvenil Salesiana e em vista da construção da civilização do amor.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

A Pastoral atua com diversos projetos:

- Favorecer o conhecimento e a prática dos valores humanos e cristãos;
- Desenvolver o itinerário de educação à fé dos jovens;
- Fomentar o associacionismo entre os alunos;
- Educar os jovens para a solidariedade e protagonismo juvenil, revelando Jesus Cristo como modelo de vida;
- Sensibilizar os alunos para o valor e a importância da solidariedade, como forma concreta de responsabilidade social;
- Desenvolver a consciência crítica e cristã da realidade social;
- Transmitir os valores do carisma salesiano;
- Valorizar o emprego do tempo livre com atividades lúdicas e saudáveis;
- Possibilitar aos adolescentes e jovens uma prática do anúncio da boa nova de Jesus Cristo e do voluntariado, a partir da experiência de comunidade;
- Desenvolver a Espiritualidade Juvenil Salesiana e a prática da oração por meio de textos bíblicos nos bom dias e boa tardes;
- Favorecer a iniciação cristã de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

REUNIÕES DA PJE: